relatorio de estagio em gestao
Brinquedoteca, geralmente vista pela população como o espaço das brincadeiras que traz consigo o lúdico para melhor aquisição do saber. Porém, a realidade se faz bem diferente ao passarmos pela maioria das instituições de ensino da rede pública, em especial da rede municipal.
DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a brincadeira ao longo da história teve muita importância e que também sofreu transformações desde quando foi reconhecido como peça fundamental para a formação do ser humano.
Em nossos estudos anteriores vimos que a criança deve ter a plena oportunidade para brincar e para se dedicar as atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da Educação. A promoção de tais direitos deverão vir da sociedade e das autoridades públicas.
Descobriu-se também que as brincadeiras suprem algumas necessidades das crianças, como por exemplo: expressão, participação, transformação, desenvolvimento e aprendizado, e que além disso, atua no cotidiano escolar, na sociedade e na cultura das mesmas. Numa amplitude, o estímulo e o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens na infância por meio do brincar, faz com que a criança tenha ação própria e o conhecimento de sua realidade será proporcionado através da linguagem e da socialização ao realizar o ato de brincar.
A brincadeira e a ludicidade traz para a criança autonomia e identidade que são essências para a convivência em nossa sociedade, pois uma criança sem tais recursos não tem vida própria, segue apenas manipulada por outras pessoas.
Sabe-se também que a brinquedoteca pode ser composta por ambientes simples ou mais sofisticados, constituídos por materiais construídos manualmente ou industrializados, (estes manuais são feitos com