Relatorio de Estagio de farmácia âmbito Drogaria
Toda formação requer capacitação por parte do profissional, contemplando seus conhecimentos teóricos e práticos, visando essa condição, inicia-se um trabalho em conjunto havendo a presença de um profissional habilitado juntamente com um profissional em formação.
O âmbito de Drogaria abrange desde o contato indireto, ou seja, apresentação do cliente a correlatos contidos no local, bem como o contato direto que se refere desde a atenção farmacêutica a dispensação de medicamentos e aplicação de injetáveis. A organização dos produtos é de responsabilidade dos funcionários, bem como os procedimentos obrigatórios dos mesmos, tais quais:
Organização da loja e área de recebimento de mercadorias;
Preparação do local de conferência de volumes;
Reposição de produtos em loja, conforme estrutura;
PVPS (Primeiro que vence primeiro que sai);
Operação de PDV.
Relacionado ao processo de dispensação de medicamentos requer por parte do farmacêutico e atendentes um cuidado maior, por lidar diretamente com a saúde e bem estar do paciente, sendo fundamental ética e respeito, devido à dependência e confiança que o cliente deposita ao funcionário.
Sendo atribuições do funcionário:
Troca de mercadoria, bem como a realização de Nota Fiscal, soliciada pelo cliente na compra errada de produtos, respeitando o código de desefa do consumidor. Ressaltando que não é permitida a troca de medicamento controlado, conforme a
Portaria nº 6 art.90 de 1999.
Atendimento ao cliente.
O aviamento de receitas é realizado com total cautela, visando a correta identificação da medicação, e posterior confirmação com outro profissional da área, duvidas não são aceitas, na situação de não compreensão da prescrição feita pelo profissional de medicina, não há a possibilidade da dispensação da medicação, ocorrendo a orientação junto ao paciente, ou quando possível o contato e orientação com o individuo prescritor.
1
O controle das medicações,