relatorio de enfermagem
Causas: Trata-se de uma doença onde há a deposição de placas de gordura por dentro das paredes das artérias coronárias (as artérias coronárias são vasos sanguíneos que irrigam o coração).
Quando estas placas de gordura causam obstrução ao fluxo sanguíneo das coronárias para o coração, o músculo cardíaco sofre pela falta de sangue/oxigênio e começa a morrer. Por isso, o tratamento deve ser feito rapidamente, no sentido de desobstruir as artérias coronárias e evitar a morte do músculo cardíaco.
Outra causa relacionada ao infarto agudo do miocárdio é a ocorrência de um severo espasmo coronariano. O espasmo coronariano se refere ao colabamento das paredes das artérias coronárias, impedindo o fluxo sanguíneo ao coração. Embora não se saiba ao certo o que causa o espasmo das artérias coronárias, muitas vezes esta condição está relacionada a:
Uso de determinadas drogas, como a cocaína.
Dor intensa ou estresse emocional.
Exposição ao frio extremo.
Hábito de fumar cigarro.
Sintomas: Normalmente, o sintoma inicial é uma dor muito forte(peito), no meio do tórax, atrás do osso central da caixa torácica, o esterno. Esta dor é em aperto, podendo ser também em queimação.Suor frio,falta de ar e até desmaio.
Outros sintomas incluem:
Dor forte no pescoço e região esquerda da mandíbula;
Dormência e sensação de formigamento no braço esquerdo;
Palpitação, taquicardia e escurecimento da visão.
Tratamento: Alguns tratamentos são iniciados pelo médico diante da primeira suspeita de infarto do miocárdio, mesmo antes do