Relatorio de eletricidade aplicada
FACULDADE DE ARQUITETURA ENGENHARIA E BELAS ARTES
RELATORIO DE AULA PRATICA NO LABOTATORIO
DE ELETRICIDADE APLICADA
Gilson Vaz Débora
Cuiabá/MT
Abr/2011
UNIVERSIDADE DE CUIABA
FACULDADE DE ARQUITETURA ENGENHARIA E BELAS ARTES
RELATORIO DE AULA PRATICA NO LABOTATORIO
DE ELETRICIDADE APLICADA
Gilson Vaz Débora
Relatório apresentado como requisito à obtenção de nota parcial do 3° semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá, orientado pela Profª. Denis Martins.
Abr/2011 * SUMÁRIO
1. EXPERIMENTOS COM GERADOR DE VAN DE GRAFF 4
2. OBJETIVO: 4
3. RESUMO 4
4. INTRODUÇÃO 5
5. MATERIAIS E MÉTODOS 6
6. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7 6.1 Teste 01 7 6.2 Teste 02 7 6.3 Teste 03 7 6.4 Teste 04 7
7. CONCLUSÃO 8
| | |
EXPERIMENTOS COM GERADOR DE VAN DE GRAFF
Em alguns trabalhos de pesquisa no campo da Física Moderna torna-se necessário a utilização de voltagens muito elevadas, cujos valores chegam a atingir alguns milhões de volts. As altas voltagens são usadas para acelerar partículas atômicas eletrizadas (prótons, elétrons, íons etc.), fazendo com que elas adquiram grandes velocidades. Estas partículas são, então, lançadas contra os núcleos atômicos de diversos elementos, provocando reações nucleares que são estudadas pelos físicos. Um dispositivo que permite obter voltagens muito elevadas para serem usadas na experiência mencionada é o gerador de Van de Graaff.
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929.
OBJETIVO:
Entender o funcionamento do Gerador de Van de Graaff, que também engloba o entendimento de conceitos de eletrização, indução eletrostática, condutividade, etc.
RESUMO
Foram realizados 04 testes em laboratório com o aparelho de Van de Graff.
Com isso