Relatorio de ELCA
CAMPUS CEDRO
CURSO ténico em eletrotécnica - INTEGRADO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
AULA PRÁTICA nº 01
Associação de capacitores em serie, paralelo e misto.
Disciplina: ELCA
Equipe:
Juliana Castoldi Bezerra Lúcio
Tainara Rocha Ferreira
Vinícius Nascimento Araújo
Vitória Bezerra Lúcio
Professor da disciplina: Prof. Jones Clécio
CEDRO - CE
2015
1. Introdução
1.1 Capacitor
Capacitor ou condensador é um componente que armazena cargas elétricas num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
Historicamente, a ideia de seu uso baseia-se na Garrafa de Leiden inventada acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek na cidade de Leyden, na Holanda.
Figura 1.1.1 - Exemplos de capacitores. A escala principal é dada em centímetros.
1.2 Física do capacitor
1.2.1 Visão geral
Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante (ou dielétrico). A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero.
1.2.2 Associação de capacitores
Um sistema de capacitores pode ser substituído por um único capacitor equivalente. Nos casos em que os capacitores estejam ligados em série ou em paralelo, é fácil calcular a capacidade que deverá ter o capacitor equivalente.
A figura abaixo mostra dois capacitores ligados em série, entre os pontos A e B. Se os capacitores estiverem inicialmente descarregados, no momento em que for introduzida uma diferença de potencial entre os pontos A e B, circulará uma carga que entra pelo ponto a maior potencial (A na figura) e sai pelo ponto a menor potencial.
Na região central, que liga as duas armaduras comuns dos dois capacitores , são induzidas cargas e (a carga total nessa região é nula). Assim, a carga