Relatorio de densidade
Encontra-se neste relatório, a realização experimental em que se utiliza o processo de destilação e picnômetria para determinação das propriedades físicas da gasolina e dos óleos.
A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. A picnômetria é um processo que utiliza um picnômetro (de líquidos ou sólidos) para determinar a densidade relativa de dois materiais (líquido-líquido ou líquido-sólido).
Existem dois tipos de picnômetros: o picnômetro de líquidos e o picnômetro de sólidos. O picnômetro de líquidos é um pequeno frasco de vidro usado para determinar a densidade relativa de líquidos. Este pequeno frasco está completamente cheio quando o tubo da sua tampa estiver também cheio de líquido. Isso permite que a capacidade do picnômetro (à mesma temperatura) seja rigorosamente a mesma.
2. PROPROEDADES FÍSICAS DA GASOLINA
2.1. OBJETIVO:
Estudar as propriedades físicas da gasolina, estabelecendo relação com o óleo diesel e água.
2.2. INTRODUÇÃO TEÓRICA: A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém ainda compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da