Relatorio de Cosmetologia 2
Cosmetologia
Farmácia
Prof. Lidiane Tonon
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 02
PREPARAÇÃO DE CREME PARA MASSAGEM CORPORAL
JÉSSICA SANTOS SOUZA
LUANA FERREIRA ROSA
Salvador - BA
2015
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por: Jéssica Santos e Luana Rosa, alunas do curso de Farmácia da Faculdade Estácio de Sá, no âmbito da parte experimental da disciplina Cosmetologia ministrada pela Prof. Lidiane Tonon, durante o 7º semestre/2015.
Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado "Preparação de creme para massagem corporal".
Salvador, 15 de abril de 2015
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Formas farmacêuticas são as diferentes formas físicas que os medicamentos podem ser apresentados, para possibilitar o seu uso pelo paciente. As formas farmacêuticas podem ser: Cremes, Comprimidos, Cápsulas, Pós e Granulados, Xaropes, Soluções (gotas, nasais, colírios, bochechos e gargarejos e injetáveis), Supositórios, óvulos e cápsulas ginecológicas, Aerossóis, Pomadas e suspensões
Existem diferentes formas farmacêuticas por diversos motivos, entre eles estão: Para facilitar a administração, Garantir a precisão da dose, Proteger a substância durante o percurso pelo organismo, Garantir a presença no local de ação, Facilitar a ingestão da substância ativa.
Os Cremes possuem penetração média (dérmica), são hidratantes, não retendo secreções e evitando inflamações. São preparados a partir de substâncias hidrossolúveis e lipossolúveis que conseguem formar uma dispersão homogênea devido à adição de uma substância emulsificante.
O Creme para massagem corporal é um creme para formulações cosméticas e farmacêuticas do tipo A/O. O creme aniônico (Lanette), geralmente é considerado um creme branco viscoso, caráter aniônico, hidrofílico, facilmente absorvido na pele; Mistura de alcoóis graxos de cadeia