Relatorio de ceramica
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Campus de Guaratinguetá
PRÁTICAS 1, 2 e 3 - 1º BIMESTRE
PROCESSAMENTO DE MATERIAIS CERÂMICOS
Aluna: Ivylin Tafarello – RA: 091946
Professor: Miguel A. Ramírez Gil
Técnico: Domingos Hasmann Neto
I. OBJETIVO
As principais características de um material podem ser conhecidas através da caracterização tecnológica, trabalhos realizados em laboratório que objetivam avaliar a possibilidade de aplicação industrial, ou servir de base para a c riação de uma sequência de operações que possibilitem o aproveitamento econômico do objeto de estudo.
O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas no laboratório de Processamento de Materiais
Cerâmicos, sendo as práticas em questão a análise granulométrica e teor de resíduo de argilas, limites de plasticidade e fluidez de argilas, e análises térmicas: TG, DTA e dilatometria de argilas.
I. INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade a cerâmica tem-se modificado e moldado aos requisitos da época em curso. Com a constante evolução dos conhecimentos e de técnicas avançadas de processamento cerâmico, foram desenvolvidos atualmente materiais de alta performance, por exemplo a indústria aeroespacial. A cerâmica também possui um papel importante na indústria de construção civil, sendo utilizada de diversas formas como na produção de telhas e tijolos.
Em geral, as argilas dependem da formação geológica e da localidade de onde são extraídas. Para o emprego da argila para fins industriais, torna-se necessário identificar o tipo e as propriedades da mesma, visto que o produto obtido depende das características da matéria prima. As técnicas utilizadas no estudo das argilas para sua caracterização são: ensaios para a determinação dos limites de plasticidade, de liquidez, afim de obter o índice de plasticidade da argila; Analises granulométrica e térmica; Teor de matéria orgânica (resíduos); Perda ao fogo; Teor de resíduos; Finalidade de utilização com a