Relatorio de biologia
- Mitose É um tipo de divisão celular em que uma célula diploide dá origem a duas novas células geneticamente idênticas a célula mãe, ou seja, faz a distribuição dos cromossomos e dos constituintes citoplasmáticos da célula-mãe para as duas células-filhas. É o mecanismo mais comum de reprodução de organismos unicelulares eucariontes e de crescimento de indivíduos pluricelulares eucariontes.
A mitose divide-se em quatro partes, são essas:
Prófase -> Nesta fase o material genético já foi duplicado na interfase (etapa anterior a mitose) e agora ele começa a se condensar, os filamentos de cromatina começam a se enrolar formando os cromossomos. Os centríolos migram para os polos da célula e começa a formação dos fusos mitóticos enquanto a carioteca começa a se fragmentar. O nucléolo desaparece.
Metáfase -> Os centríolos ocupam polos opostos da célula. É o momento de máxima condensação dos cromossomos que são dispostos pelo fuso no meio da célula formando a placa equatorial.
Anáfase -> Fase em que acontece a separação das cromátides-irmãs dos cromossomos, cada uma indo para um polo de forma que no final, cada polo tem a quantidade de cromossomos da célula que iniciou o processo.
Telófase -> Nesta fase os cromossomos se descondensam e surge novamente o envoltório nuclear e o nucléolo. Reconstituição das organelas membranosas e distribuição das organelas para duas células filhas. Início da formação do anel contrátil que vai orientar a citocinese, divisão final do citoplasma.
- Características e importância
A característica principal da mitose é que, tanto as células-filhas como a célula-mãe, possuem a mesma carga genética, isto é, o mesmo DNA. Além disso, a mitose auxiliará em outras funções, como: Crescimento corporal, devido à multiplicação das células; Reposição de células velhas, para a renovação de tecidos; Regenerações, afim de auxiliar na tarefa do tratamento de lesões, injurias, necroses, entre outras.
Materiais necessários
-