relatorio de aula de ritmos
A prática regular de exercícios físicos é acompanhada de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Atualmente, a maioria das pessoas busca realizarem essas atividades em academias (Figura 1), o que gerou um considerável aumento no número de estabelecimentos, porém é fundamental estar atento a qualidade das aulas e se elas são ministradas por profissionais habilitados.
(Figura 1)
A importância da atividade física, do ponto de vista músculo-esquelético é que ela auxilia na melhora da forca do tônus muscular e da flexibilidade (Figura 2), além do fortalecimento dos ossos e das articulações. Já em relação á saúde física, ela auxilia na perda de peso e na diminuição da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, melhora do diabetes, diminuição do colesterol. (DE ANGELIS K et al, 2006) Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, e são importantes para a redução da mortalidade associada a elas. (Nieman DC,1999).
(Figura 2)
Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substancias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problema e com o estresse. Alem disso, auxilia na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima e, conseqüentemente no tratamento da depressão.
Atividade física em crianças e jovens é importante na aquisição de habilidades psicomotoras (Figura 4), para o desenvolvimento intelectual, alem de favorecer um melhor desempenho escolar e de convívio social. Já nos adultos, a sua maior importância é a prevenção de doenças provenientes do sedentarismo, alem de preparar o organismo para a fase posterior, ou seja, do idoso.
(Figura 3)
Na terceira idade, a falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida. Com o avanço da idade, há uma