Relatorio de aula de laboratorio farmacia e bioquimica
Material por grupo: Becker de 250 ml com escala Erlenmeyer de 250 ml com escala Proveta de 100 ml com escala Pipeta volumétrica de 25 ml
Pipetas graduadas 25 mL ou 50 mL Bureta de 50 ml Relógio com ponteiro de segundos ou cronômetros Funil de filtração
Procedimento Experimental
1. Medir 50 ml de água em um Becker e transferir para a proveta. Comparar o erro na escala e fazer a leitura do volume. Verificar a precisão.
2. Medir 50 ml de água na proveta graduada e transferir para o Becker. Comparar o erro na escala.Verificar a precisão. Colocar esses dois aparelhos em ordem crescente de precisão.
3. Pipetar 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Transferir para a proveta. Comparar a precisão das escalas.
4. Pipetar com uma pipeta graduada (transferindo para diferentes tubos de ensaio), 1 ml; 2 ml; 2,7 ml; 3,8 ml de água.
5. Encher uma bureta com água (acertando o menisco e verificando se não há ar em parte alguma perto da torneira). Transferir o volume para o Erlenmeyer. Comparar a precisão das escalas.
6. Encher novamente a bureta, acertar o menisco e escoar para o Erlenmeyer, gota à gota, marcando o tempo do escoamento dos primeiros 25 ml. Aguardar 30 segundos e ler novamente na bureta o volume escoado. Continuar o escoamento da água para o Erlenmeyer, gota à gota até completar 50 ml e ler novamente na bureta o volume escoado. Questionário sobre a verificação experimental 1. Quando deve ser usada uma pipeta volumétrica? E uma graduada? Responda relacionando as experiências realizadas com a teoria de algarismos significativos.
Referências: TRINDADE, DIAMANTINO FERNANDES et al., Química Básica Experimental, São Paulo, editora Ícone, 1998.