Relatorio de Atividades
“Sustentabilidade ecológica – refere-se à base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques dos recursos naturais, incorporados as atividades produtivas.
Sustentabilidade ambiental – refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas.
Sustentabilidade social – refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. Para o caso de países com problemas de desigualdade e de inclusão social, implica a adoção de políticas distributivas e a universalização de atendimento a questões como saúde, educação, habitação e seguridade social.
Sustentabilidade política – refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento.
Sustentabilidade econômica – refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento público e privado. Implica a avaliação da eficiência por processos macro sociais.” (Agenda 21 brasileira)
Segundo Sachs (1995), o conceito de sustentabilidade seria formado por cinco componentes:
A sustentabilidade social, que abrange a gritante desigualdade;
A sustentabilidade econômica, voltada para a discrepância na concentração de bens e riquezas em poucos;
A sustentabilidade ecológica, ligada à preservação da biodiversidade e à qualidade ambiental;
A sustentabilidade espacial, que se refere à distribuição adequada dos assentamentos humanos e, consequentemente, a distribuição territorial e, por fim,
A sustentabilidade cultural, voltada para a necessidade de se evitar conflitos culturais.