RELATORIO DAS NRS
SENAI-MT
RELATÓRIO NR31, NR18, SESMT, NR6
Aluna: Fabiana Pedroso Lemes
Curso: Técnico em segurança do Trabalho
Turma: 196548
Professor: João Alves Cabral
CUIABÁ – MT
NORMA REGULAMENTADORA 31 - NR 31
Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura
O governo brasileiro buscando garantir condições adequadas aos trabalhadores que atuam no primeiro setor publicou a Norma Regulamentadora 31 (NR 31) com o título “Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura”.
O foco da NR 31 é garantir que os empregadores forneçam condições de trabalho, higiene e conforto para os trabalhadores através do estudo do ambiente, adotando medidas para controle dos riscos visando à preservação da saúde e da integridade física dos colaboradores no trabalho rural.
Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.
Para uma eficiente gestão em segurança e saúde no campo os empregadores devem se atentar aos seguintes itens:
• Conhecer os riscos de suas atividades (tanto riscos ambientais como o risco de acidentes do trabalho). Atenção deve ser dada aos animais peçonhentos;
• Ter documentos base de segurança e saúde no trabalho (PPRA e PCMSO);
• Ter todos os colaboradores próprios e terceiros registrados e com toda a documentação trabalhista ligada à saúde e segurança do trabalho em dia (Atestado de Saúde Ocupacional, treinamento inicial de segurança, ordens de serviço e etc...). A contratação de autônomos é ate citada na NR 31, porém o tomador de serviço deve manter o mesmo nível de informação e proteção dos trabalhadores autônomos em