Relatorio da visita tecnica a ETA Maraba Pará
Faculdade Metropolitana de Marabá
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Saneamento Básico
Turma: Enc. 73 Professor: Iracema Nazoli
Aluno: Thales Renan Leal da Cunha 992275
INTRODUÇÃO
Sem duvidas, a água é o recurso natural mais valioso que temos e é o alicerce da civilização em geral. E desta forma temos que remanejá-la de um modo mais que especial sempre nos policiando dos seus diversos usos.
Com essa poluição desgovernada nem sempre encontramos na natureza água potável, própria para ingestão humana, então foi desenvolvida a ETA (Estação de Tratamento de Água).
OBJETIVO DA VISITA
O objetivo principal da visita foi entender de modo pratico todo o conhecimento adquirido em sala de aula na disciplina de saneamento básico tendo como foco os seguintes objetivos específicos:
- Conhecer a estrutura da Estação, as unidades que a integram e os processos de limpeza da água que abastece a nossa cidade.
-Analisar aspectos ligados à limpeza e segurança da ETA;
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE MARABÁ
A estação de tratamento de água de marabá estar localizada na PA 150, s/n, km06, em frente às folhas seis e sete na nova marabá próximo a ponte rodo-ferroviária. A área conta com três reservatórios de 1000m³. São mais de 62,99 km de rede, com um total de 5.961 ligações, abrangendo toda a área urbana de marabá. A capacidade de tratamento é de 3.200 m³/h.
A captação da água é feita do rio Tocantins situada a cerca de 500 metros a montante da ponte rodo-ferroviária que liga a nova marabá dos bairros são Felix e morada nova.
CARACTERIZACAO SIMPLIFICADA DA AGUA BRUTA
A água proveniente do Rio Tocantins é de boa qualidade, com a captação de água instalada à montante da área urbana, não necessitando de grandes operações e quantidades de produtos para o tratamento da mesma, sendo que nos meses de chuvas ocorre o transporte de sedimentos, aumentando o processo de decantação. Segundo a Resolução Conama n° 357 de 17 de março 2005, a água desse