Relatorio CRF
RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES - LABORATÓRIO
Nome aluno: Daniele Oliveira Ribeiro
Nome aluno:Izabella Feijó
Sujeito experimental: S39 ( Lerry)
Docente: Liziane Souza Leite Assinatura:__________________________
Data: 15/05/2013 e 22/05/201 Horário: 19h30min ás 20h15min / 21h15min ás 22:00
Exercício: REFORÇAMENTO CONTINUO ( CRF I E CRF II)
OBJETIVO:
O objetivo desta pratica é fortalecer o comportamento de pressionar a barra, isto significa aumentar a frequência até que ele se estabilize.
BREVE REVISÃO DA LITERATURA:
No livro Moreira e Medeiros (2007, p.175) dizem que “quando um novo comportamento é aprendido, ele deve ser fortalecido, ou seja, deve ser reforçado continuamente para que sua aprendizagem seja consolidada”.
De acordo com Skinner (2003, p.109) “Quando temos de considerar o comportamento do organismo em toda a sua complexidade diária, necessitamos estar constantemente alertas para os reforços que prevalecem e que mantém o comportamento”.
Moreira e Medeiros (2007) afirmam que “... quando mais reforçador for o comportamento maior a probabilidade de que ele pressione a barra...”.
Moreira e Medeiros (2007) dizem também que: “A frequência de um determinado comportamento como o de pressionar a barra, vai aumentando com o reforço”.
PROCEDIMENTOS:
O exercício de reforço continuo foi realizado em duas sessões, CRF I e II, em ambas, o sujeito experimental (S39) foi retirado do biotério pelo experimentar 1, enquanto o experimentar 2 higienizava a caixa de Skinner, fazendo as seguintes verificações: colocar água no reservatório especifico checar o dispositivo de água, o funcionamento da barra para automático. O experimento foi iniciado quando todos os manipuladores estavam preparados dispondo os seguintes materiais: folha de registro de reforçamento continuo lápis e borracha.
O S39 foi colocado dentro da caixa de Skinner e assim iniciou-se