Relatorio Corrosão
2ª AULA EXPERIMENTAL: CORROSÃO
Química Licenciatura 2º Período
Antônio de Pádua e Souza
Karine Gabrielle Fernandes
Maria Lúcia Santos
Mariângela Natália da Costa
RESUMO Experimentos sobre corrosão galvânica e corrosão eletrolítica foram realizados a fim de se avaliar o processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela oxigenação diferencial, por impurezas metálicas, por materiais diferentes e por corrente elétrica; compreender o que ocorre durante as reações identificando os fatores que provocaram a corrosão; foram utilizados como reagentes solução de ácido sulfúrico, fenolftaleína, cloreto de sódio e solução de ferricianeto de potássio. Os ensaios feitos foram: reação entre sódio metálico e água, reações de metais com ácidos e reações entre metais.
Analisando os resultados obtidos, levando em consideração a ação do meio e os tipos de corrosão, pôde-se concluir que os experimentos alcançaram o objetivo da prática.
OBJETIVO
Observar os diversos tipos de corrosão em experimentos simples.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímeros orgânicos, entre outros. Sem que se perceba, processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades, automóveis, eletrodomésticos e instalações industriais.
Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; isto sem falar dos acidentes e perdas de vidas humanas provocados por contaminações, poluição e falta de