Relatorio corrosão
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Camilla fagundes de souza fernanda barbosa alonso hinti da silva
corrosão do ferro
corrosão do ferro
Relatório Técnico/Científico apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à disciplina de Química Aplicada à Engenharia.
Rachel Faverzani Magnago
Palhoça
2013
lista de ilustrações
FIGURA 1 – SOLUÇÃO DE AGAR-AGAR 8
Figura 2 - Pregos sobre a placa de Petri 9
Figura 3 - Placa 1. 10
Figura 4 – Placa 2. 10
Figura 5 – Placa 3. 11 sumário 1 INTRODUÇÃO 6
2 Objetivos 8 2.1 Objetivo geral 8 2.2 Objetivo específico 8
3 Meteriais utilizados e procedimento 9 3.1 Materiais utilizados 9 3.2 Método 9
4 Resultados e discussões 11
5 Considerações Finais 13
REFERÊNCIAS 14
introdução
A corrosão é o processo de desgaste através de reação de oxidação dos metais, que ocorre quando uma zona da superfície do metal é exposta ao oxigênio do ar. Primeiramente formam-se óxidos nessa superfície, originando uma película. Esta película acaba por se desfazer e assim o processo de formação dos óxidos continua para camadas mais profundas.
O desgaste, uma deterioração e perda de material devido à ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliado ou não a esforços mecânicos, pode ocorrer pela atmosfera (poeira, poluição, umidade, gases), água (bactérias, corrosão microbiológica), solo (acidez, porosidade) e produtos químicos.
Para ocorrer à corrosão é necessária a presença de um anodo ou de sítios anódicos na superfície do metal e de um catodo ou de sítios catódicos na superfície do metal, um eletrólito em contato com o anodo e com o catodo, formando um caminho para a condução de íons e uma conexão elétrica entre o anodo e o catodo, fazendo com que os