Relatorio Cordas Vibrantes
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e urbanismo e Geografia – FAENG
Engenharia Civil
Relatório do Laboratório de Física II
Cordas
Campo Grande – MS
2014
1)Introdução: O experimento realizado teve o intuito de estudar, ondas estacionárias e cordas vibrantes, afim de provar e melhor entender e provar a fórmula de Lagrange, definida por:
Para isso, foi preciso observar ondas estacionárias, ou seja, ondas que estão em uma frequência tao perfeita que parecem paradas quando vistas por cima, em diferentes situações, tais como tensões diferentes, distância L da corda diferente e número de ventres diferentes.
2)Experimento:
2.1)Objetivo:
• Estudar a ressonância de uma corda vibrante fixa pelas extremidades.
• Verificar experimentalmente a fórmula de Lagrange.
• E comparar com os µ (densidade linear) propostos pelo professor em quadro.
2.2)Materiais:
• Gerador de áudio-frequência variável, alto-falante usado como vibrador, cordas de diferentes materiais e diâmetros, roldana simples com cabo, suporte de base retangular, presilha universal, fixadores, suporte e massas, balança, trena.
2.3)Procedimento:
Com o gerador de áudio-frequência já montado, então ajustamos a balança afim de descobrir em kg o valor do suporte e das massas. Sendo que o suporte foi pesado junto com uma massa, já que só o suporte não daria diferença na tensão e logo após foi medido o valor em metros da corda que seria aplicada a frequência. Tendo anotado todos os dados preciso, foi feito a primeira parte do experimento.
2.3.1) Frequência X nº ventres
Massa (Tensão) e Tamanho da corda constantes.
A massa é de 0,178Kg ± 0,0005Kg e o L=1,2m
Segue a tabela e o gráfico:
Frequência (Hz)
N(Ventres)
42±0,5
2
63±0,5
3
86±0,5
4
108±0,5
5
130±0,5
6
2.3.2)Frequência x Tensão da Corda Com tamanho L costante e o número de ventres também. L= 1,2m e N=3 ventres. Segue a tabela e o gráfico:
Massa(Kg)