Relatorio construtor manipulador robotico
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE
FELIPE PIMENTEL DA SILVA
Automação de Processos Discretos
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - UNIPAC
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE
FELIPE PIMENTEL DA SILVA
Automação de Processos Discretos
Trabalho apresentado à disciplina de automação de processos discretos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Conselheiro Lafaiete, como pré-requisito para a obtenção parcial de pontos.
Orientador(a): Jose Roberto
CONSELHEIRO LAFAIETE
2013
Titulo
Construção de um Manipulador Robótico, para Fins Didáticos
Autores
Adimar Pereira Nogueira, Bruno Assis Tiago
Desenvolvimento
Com o atual mercado industrial crescendo dia a dia, hoje as industrias precisam da automação para aumentar a qualidade e a velocidade do processo e segurança e assim entregando em tempo hábil os produtos. Um importante mecanismo utilizado na automação industrial são os robôs também chamados de manipuladores robóticos que tem a habilidade de realizar tarefas rápidas e com um padrão de perfeição elevado.
O robô industrial e um manipulador reprogramado e multifuncional criado para realização de diversas tarefas, e são basicamente constituídos de estruturas rígidas e por juntas para gerar diferentes movimentos e também um atuador acoplado na extremidade que pode ser variadas ferramentas e existem vários tipos de juntas como: Prismática, Revoluta, Bola e Encaixe, Cartesiano, Cilíndrico, Esférico, Articulação Horizontal e Articulação Vertical.
Com base no tipo de manipulador define-se sua área de alcance denominada área de trabalho. Uma parte importante do