Relatorio Constante elastica da mola
CURSO DE ENGENHARIA FÍSICA EXPERIMENTAL 2
Turma nº: 1032
Experiência nº: 6
Data: 29/04/2015
Experiência: CONSTANTE ELÁSTICA DA MOLA
Professor: Lourdes Martins
Alunos:
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
3 MATERIAL UTILIZADO
4 RESULTADOS
5 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
6 IMAGENS
1. INTRODUÇÃO
A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material sobre o qual exercermos uma força sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação nos materiais pode ser notada com facilidade. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Um sistema massa-mola é constituído por uma massa acoplada a uma mola que se encontra fixa a um suporte. A deformação da mola e proporcional à força aplicada para comprimir e/ou esticar a mola, a qual é dada pela Lei de Hooke.
3. MATERIAL UTILIZADO
1 Gancho lastro;
1 Conjunto de 3 massas acopláveis de 50g;
1 Sistema de sustentação formado por tripé triangular;
1 Mola helicoidal;
4. RESULTADOS
Estática:
F= -kx
F=m.a / x= deformação
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Experimentalmente, constante elástica em um sistema massa-mola e em arranjos em série e em paralelo. Deduzir, utilizando conceitos de conservação de energia e do trabalho realizado por uma força com dependência espacial (Lei de Hooke), porém, conservativa, as equações que permitem encontrar a constante elástica em um sistema massa-mola.
6. CONCLUSÃO
Conforme os resultados, notamos que em nenhum dos experimentos realizados a mola ultrapassou seu limite de elasticidade, uma vez que, ao serem retirados os pesos, as molas retornaram para a posição inicial.
7. IMAGENS