Relatorio Cientifico
O relatório deve ser redigido de forma impessoal, num tempo verbal passado e indicar com clareza todo o desenvolvimento do trabalho, todas as observações, conclusões e críticas. Assim, num relatório deverão constar as seguintes partes:
Capa contendo: (a capa pode ser impressa)
Título
Identificação - nome dos alunos; identificação da turma e professor.
Data
Corpo do relatório (necessariamente manuscrito)
Introdução - deve fazer uma breve descrição sobre o assunto abordado e indicar o objetivo do trabalho, qual o método utilizado; Enunciar de forma sumária o conjunto das etapas/fases em que o trabalho se dividiu. Identificar a estrutura do relatório.
Materiais e métodos – (de forma sucinta) enumeração dos diversos tipos de material utilizado, reagentes/produtos, procedimentos (pode ser incluído um esquema ou fluxograma com a respectiva legenda.)
Resultados e discussão - indicar o registro de todas as leituras e/ou observações efetuadas, podendo estas ser apresentadas sob a forma de tabelas. Os resultados devem ser discutidos utilizando bases teóricas que sustentem a interpretação dada.
Nesta seção devem ser inseridas equações químicas, apresentados os cálculos e demais analises que permitam chegar a determinada conclusão.
Conclusões - referem-se as dificuldades encontradas durante a realização da experiência; se os resultados obtidos coincidem com os resultados esperados (com base nos conhecimentos teóricos registrados na introdução) e, tiram-se as respectivas conclusões); discutem-se os resultados obtidos.
Bibliografia - lista as publicações utilizadas, indicando, pela ordem referida no texto, os seguintes elementos: identificação do autor (primeiro o sobrenome seguido pelas iniciais dos nomes); título da obra, editora; ano de edição; em caso de livro local de
edição.