relatorio chama e teste de chama
CURSO DE BIOMEDICINA
CHAMA E TESTE DA CHAMA
EDUARDA BITENCOURT MACHADO
FRANCIELLEN GONÇALVES CARNEIRO
MÁRCIA PEREIRA
MARIANE BERNARDO DUARTE
CRICIÚMA/SC, 18 DE SETEMBRO DE 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
Equipamentos utilizados para realização do experimento 6
Materiais utilizados para realização do experimento 7
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 0
RESULTADOS OBTIDOS 0
DISCUSSÃO 0
CONCLUSÃO 0
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 0
INTRODUÇÃO
Realizaremos um teste de chama que é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores.
OBJETIVOS
Estudar o funcionamento do bico de Bunsen e identificar a presença de um determinado cátion em uma amostra, através da cor que a chama apresenta em contato com a referida amostra.
Responder algumas questões sobre como ocorre quando é fornecido calor através da chama ao elemento químico; por que se utiliza a zona oxidante da chama para fazer a análise dos cátions; como se identifica o cátion presente na amostra desse tipo de teste; onde se utiliza este tipo de teste; por que é necessário limpar a haste a cada teste e por fim encontrar relações entre as atividades do farmacêutico e o teste de chama.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta