Relatorio catalase e coagulase
O teste da catalase é realizado com peróxido de hidrogênio (H2O2) sobre uma lâmina e consiste na detecção da enzima catalase em bactérias. Esta enzima atua sobre a água oxigenada (peróxido de hidrogênio 3 a 5%) desdobrando-a em oxigênio e água e conseqüentemente protege as bactérias dos ataques com superoxidantes produzidos como defesa pelos leucócitos. A catalase é produzida por muitos microrganismos e é usualmente empregada para diferenciar Staphylococcus, que são catalase positivos e Streptococcus que são catalase negativos. A prova é considerada positiva quando há borbulhamento ou efervescência devido à liberação do oxigênio. O teste da coagulase é utilizado para distinguir espécies patogênicas de Staphylococcus de espécies não patogênicas, sendo um bom indicador da patogenicidade do S. aureus. As coagulases são enzimas com capacidade para coagular o plasma sanguíneo através de um mecanismo similar ao da coagulação normal e conseqüentemente, com a formação de coágulos em volta das bactérias o seu reconhecimento e fagocitose pelas células do sistema imunitário são dificultados e com isso elas ficam protegidas. A prova da coagulase em tubo consiste em juntar num tubo de ensaio contendo plasma sanguíneo e uma suspensão de microrganismos. A formação de coágulos às 2 h, às 6 h ou às 24 h de incubação é interpretada como uma prova positiva. A ausência de coagulação após 24 horas de incubação é uma prova negativa.
Objetivo
O objetivo da aula pratica, foi a possível aprendizagem das técnicas do teste de catalase e o teste da coagulase, a partir das amostras contidas e diante disso distinguir a possível espécie de Staphylococcus.
Materiais e métodos
Os matérias utilizados foram alça de platina, bico de bulsen, pipeta de Pasteur, solução de peróxido de hidrogênio, Amostra de bactérias, laminas e tubo de ensaio contendo plasma sanguineo.
Para realização do teste de catalase, com ajuda da alça de platina devidamente esterilizada, foi