Relatorio Campos E Equipotenciais
Faculdade Área 1, Engenharia, Turma QUINTA-FEIRA
Daísy Oliveira, Flávia Lorena, Itnã Santana, Lucas Pinho, Rickson Caique, Ronierisson S de Santana
Entregue ao professor José Pacheco da disciplina Eletricidade e Magnetismo
Resumo: A intensidade da força eletrostática entre duas cargas é obtida através do produto de uma constante eletrostática pelo valor destas cargas, em função do quadrado da distancia entre as mesmas. Já na superfície equipotencial, é aquela que na presença de um campo elétrico, seus pontos possuem os mesmos potenciais. No experimento que se decorre foi montado um circuito em um meio liquido condutor mapeando pontos de mesmo potencial em 5 linhas equipotenciais localizadas próximas a eletrodos circulares ou de barra, logo, foi evidenciado a condução elétrica na solução, em decorrência do deslocamento de cátions e ânions no sistema.
As linhas equipotenciais tomaram a forma dos eletrodos, comportamento que evidenciou a perpendicularidade junto ao vetor campo elétrico.
Palavras-chave: Eletrostática; Campo Elétrico; Linhas Equipotenciais; Perpendicularidade.
I. Introdução
A força elétrica por unidade de carga é chamada intensidade de campo elétrico ou, simplesmente, de campo elétrico dado por . Pela determinação da força elétrica sobre uma carga teste, em pontos do espaço circundante a uma dada configuração, o campo elétrico pode ser mapeado ou representado graficamente por linhas de força. Neste experimento, estaremos explorando conceitos de campo e mapeando o campo elétrico devido a algumas configurações de carga através de superfícies equipotenciais. Segundo Halliday, pontos vizinhos que possuem o mesmo potencial formam uma superfície equipotencial, que será sempre perpendicular às linhas de campo elétrico. O potencial elétrico é dado através de , sendo k a constante eletrostática. Neste experimento, utilizamos um meio condutor para coletar pontos equipotenciais devido às configurações de carga, aplicamos uma ddp