Relatorio CA Filtro Passa Altos 2015
Filtro Passa-Altos
Componentes do Grupo:
Aluno: Daniel Pinheiro de Macedo
Aluno: Jacqueline Celestina Porto
Aluno: Paulo Roberto de lima zata de Realização da Prática: 09/06/15
Data Entrega do Relatório: 29/06/15
Índice
1 Breve Revisão Bibliográfica 3
2 Desenvolvimento da Prática 4
2.1 Objetivo 4
2.2 Lista de Materiais 5
2.3 Circuito Eletrônico 5
2.4 Procedimentos 5
2.5 Resultados 6
3 conclusões 7
1 Breve Revisão Bibliográfica
Filtros são tipos de circuitos cujo ganho depende da freqüência do sinal a eles aplicados. Essa característica permite que eles sejam utilizados para selecionar uma determinada faixa de freqüências, ou para eliminar sinais indesejáveis, tais como ruídos.
Uma antena de rádio capta todos os sinais que estão presentes naquele local, naquele instante. Cada um dos sinais carrega sua própria informação ou simplesmente ruído. Se não tivermos um meio de separar apenas o sinal da estação que desejamos ouvir, o receptor ficará confuso e não conseguirá captar a informação transmitida. Com isso, para separar o sinal da estação que desejamos captar, filtros são utilizados no circuito de recepção.
Um filtro passa-altos é um filtro que permite a passagem das frequências altas com facilidade, porém atenua (ou reduz) a amplitude das frequências abaixo de frequência de corte. A quantidade de atenuação para cada frequência varia de filtro para filtro. O filtro passa-altos possui um princípio de funcionamento oposto ao do filtro passa-baixas.
O modelo mais simples existente consiste de um capacitor em série com um resistor. O valor da resistência vezes o valor da capacitância (R×C) é a constante de tempo; ela é inversamente proporcional à frequência de corte. Em termos de tensão, a freqüência de corte é definida como a freqüência na qual a tensão é reduzida a , em dB esse