RELATORIO BROMATO
Daiane Torres, Marcelo Steinle, Nathália de Araujo, Tainara Alves
Nutrição / Matutino / 1º semestre / Vergueiro
Data:04 de Novembro de 2014
1. Introdução
Realizamos um experimento com uma amostra de Kibe e os grupos analisados geralmente são os aminoácidos e as ligações peptídicas. .
2. Objetivo
Analisar as etapas de digestão, destilação e titulação da amostra, analisando cada uma a fim de compreender os processos a que a amostra foi submetida e como podem interferir na concentração proteica.
3. Material
Béquer, tubo digestor, amostra de Kibe, bureta, capela, bloco digestor, destilador, Erlenmeyer e acido sulfúrico concentrado.
4. Procedimento
Primeiramente, foram pesados 200g de Kibe, 1,5g de mistura catalisadora e 3ml de acido sulfúrico concentrado. Em seguida a amostra foi transferida para o tubo digestor e colocada no bloco digestor por cerca de uma semana e resfriada. (este processo foi realizado antes da aula pelo técnico de laboratório)
Segundamente, após a amostra resfriada ela sofreu o processo de destilação. No aparelho destilador a amostra foi destilada pela presença de hidróxido de sódio que volatiliza a amônia, a mesma foi recolhida em um Erlenmeyer de 250ml.
No terceiro procedimento, o ácido bórico se fixou na amônia, formando o borato de amônia. A destilação persistiu por alguns minutos até que a solução contida no Erlenmeyer obtive uma coloração de azul royal, foram recolhidos cerca de 100ml, com cuidado para não haver refluxo para o tubo com ácido concentrado.
Quarto procedimento, o destilado foi titulado com acido clorídrico. Uma bureta de 50ml foi completada com ácido clorídrico e gotejada levemente na amostra até que a mesma passasse da cor verde para roxo claro.
5. Resultados
PTN – 16/N2
F= 6,25
%N2 = 100 x M x 14 x V Pa
%N2 = 100 x 0,02 x 14 x 8 32,48
%N2 = 6,89
%N2 x F = %PTN
6,89 x 6,25 = %PTN
%PTN = 43
6. Análise dos Resultados
De acordo com os resultados analisados