Relatorio Boro
5.1. Comportamento químico do ácido bórico.
No primeiro tubo manteve-se inalterado, contendo ele apenas água destilada (pH
= 5), no tubo 2 a glicerina se dissolve na água (pH = 4). No tubo 3 foi adicionado o ácido bórico, no entanto o B(OH)3 só reage parcialmente com a água formando H3O+ e
[B(OH)4]-, comportando-se como um ácido fraco (pH = 4). No tubo 4 ao adicionar orgânicos poliidroxilados como glicerina ao ácido bórico este comporta-se como ácido monobásico forte (pH= 3). No tubo 5 o manitol age da mesma forma que a glicerina formando um monobásico forte1.
Observou-se uma característica da presença do boro em uma solução, comprovando a formação de borato de etila, na solução. Chama de cor esverdeada.
5.2. Reações do alumínio metálico e do alumínio.
No tubo 1 houve a liberação de gás e o alumínio adotou uma coloração mais escura. 2Al + 6HCl
2AlCl3 + 3 H2
No tubo 2 houve a liberação do gás hidrogênio e ocorreu uma reação de oxidação e a solução ficou opaca(branca). Reação exotérmica.
3Na(OH) + Al
Al(OH)3 + 3 Na
No tubo 3 a solução começou a ficar amarelada, havendo a formação de uma camada de passividade. No acido nítrico não ocorre reação visível.
Al + 6 HNO3
Al(NO3)3 + 3 NO + 3 H2O
Ao separar os tubos A e B viu-se inicialmente a formação de Al(OH)3 por meio de :
AlCl3 + 3Na(OH)
Al(OH)3 + 3NaCl
No tubo B, após a adição de OH- a partir do NaOH dissolve-se novamente o alumínio para formação do ânion:
Al(OH)3 + OH+
[Al(OH)4]-
No tubo A, após a adição do ácido clorídrico notou-se que a reação produz AlCl3 e água:
3HCl + Al(OH)3
AlCl3 + 3H2O
5.3. Remoção da película de Al2O3.
Inicialmente o sulfato de cobre não reage com o alumínio da latinha. Isso só ocorre quando se acrescenta o cloreto de sódio. O íon cloreto reage com a camada de óxido que se forma na superfície do alumínio. A partir daí ocorre uma reação entre o alumínio metálico, que perde elétrons e é oxidado a Al3+,