Relatorio BOMP
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET
Engenharia de Produção - EP
BILL OF MATERIALS PROCESSOR
BOMP
Trabalho apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET886- Planejamento e Controle da Produção ministrada pelo Prof. Dr. Juliano Zaffalon.
Ilhéus – Bahia
Maio de 2015
Bill Of Materials Processor (Lista de Materias)
INTRODUÇÃO
A sigla BOMP significa Bill of Materials Processor, traduzida para o português como Lista de materiais.
Definida por Oliveira, P. R. (2009), a estrutura do produto – BOM (ou lista de materiais), é um dos mais importantes itens geradores de informações para o processamento do sistema MRP. Sendo assim, comparado a um mapa de uma cidade, que consulta o MRP (Material Requirements Planning/ Planejamento das Necessidades de Materiais) consulta, quando precisa acessar ao estoque de componentes de um produto a serem montados em uma ordem de produção.
E de acordo, com Oliveira, P. R. (2009), a acuracidade (precisão) da BOMP é muito importante para que sistema funcione corretamente.Logo, o MRP, fornece um plano de trabalho para o analista de materiais ou programador de produção, com base na BOMP utilizada.
APLICAÇÃO DO BOMP
A aplicação do BOMP foi utilizada para a produção de camas do tipo: STANDART e LUXO.
Para a cama do tipo STANDART
A figura a seguir apresenta os componentes primários e secundários que formam a cama do tipo STANDART e os materiais para cada componente, com a sua respectiva quantidade.
Fonte: Elaborado pelas discentes
Figura 1: Lista de Materiais para a cama tipo STANDART
Para a cama do tipo LUXO
A figura a baixo, trás os componentes primários e secundários que formam a cama do tipo LUXO e os materiais necessários para que cada componente seja, junto com a sua respectiva quantidade.
Fonte: Elaborado pelas discentes
Figura 2: Lista de Materiais para a cama tipo LUXO
Vê-se nas figuras 1 e 2, a quantidade de matéria prima, que