Relatorio BOMBAS EXP 2
O objetivo principal da experiência é comparar a curva experimental obtida com a fornecida pelo fabricante para verificar se atinge o desempenho apropriado, já inicialmente mostrado graficamente pelos fornecedores. Os objetivos secundários são, ter contato com o equipamento e verificar o funcionamento da válvula de alívio e da bomba de deslocamento positivo.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA / PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
O princípio de funcionamento das bombas vibratórias é baseado na variação de força eletromagnética gerada por um eletroímã, quando aplicada uma corrente alternada. Dessa forma, obtém-se um movimento alternativo de elementos engenhosamente articulados, de modo a propiciar condições de pressões de admissão e de saída da água em função dos valores assumidos pela corrente elétrica no seu ciclo.
São utilizadas para bombeamento de água, servindo para alimentação de caixas d'água ou de pequenos reservatórios. É utilizada também como bomba "sapo", ou seja, localizada no fundo de reservatórios para esgotá-los. No interior da bomba existe um martelete, que vibra com movimento ascendente/descendente, acionando o conjunto canopla/ventosa. Na descida a ventosa libera a entrada de água, e na subida, com a ventosa obstruindo a entrada, a canopla empurra o fluido na direção da saída. A bomba é envolvida externamente por uma proteção de borracha, afim de amortecer as vibrações quando eventualmente a bomba esbarrar no tubo onde normalmente é colocada, evitando o contato direto. A bomba é posicionada sendo pendurada pelo tubo que é acoplado na curva suporte, e por fim, essa curva colocada numa barra que suporta todo o conjunto. Em geral, esse tipo de bomba apresenta baixa manutenção pelo fato de não possuir elementos mecânicos rotativos, assim, tendo uma grande durabilidade, baixa manutenção e capacidade de atingir grandes elevações com baixo consumo de energia elétrica.