Relatorio Boas Praticas de Pesagem
Componente: Química Geral
Turma: TQ- N7
Experimento Boas Práticas em Pesagem
Professor: Roberval
Aluno: Walter Osvaldo
Catalão-Go
Novembro/2013
1. Introdução Quase toda análise química envolve uma operação de pesagem, tanto para medir a quantidade de uma amostra, como para preparar soluções-padrão. Em química analítica trabalha-se com massas de ordens muito pequenas, da ordem de poucos gramas até alguns miligramas ou menos.
Objetivo O experimento tem como objetivo mostrar como se fazer uma pesagem seguindo o método das boas praticas em pesagem.
2. Materiais Utilizados:
Vidro de Relógio;
Espátula;
Luva Cirúrgica;
Rocha Pulverizada;
Bi cálcio pulverizado;
Balança Analítica.
3. Procedimento
Primeiramente deve se verificar as condições do ambiente, temperatura (deve estar em 21°C +- 2°C), umidade do ar (deve estar entre 45 e 60%), vibrações no local, e bancada;
Em seguida, observar se a balança está no nível, caso não esteja, deve-se regular girando-se os “pés”, fechar todas as portas de vidro, zerar a balança pressionando o botão “tara”, abrir uma porta, colocar o que se deseja pesar e fechar a porta, posicionar a amostra no centro do prato e esperar até que o amostrador digital não flutue mais e anotar a massa. Prestar atenção na unidade de medida (g, mg, ...). A ultima casa decimal é a incerteza.
4. Resultados e Discussões
Foi analisado antes, o fator de correção da balança. Para isso, foi colocado um peso padrão de 200g sobre a mesma, obtendo 199,700g.
Para se calcular esse fator de correção, deverá ser feito o calculo do peso obtido dividido pelo peso que deveria ser obtido. (199,700g ÷ 200g), ou seja, o fator de correção desta balança foi de 1,0015%.
Percebeu-se que a balança estava com defeito na regulagem de nível, mas mesmo assim foi feito o procedimento.
Cada aluno pesou uma massa de