Relatorio Bioquimica
Curso de formação geral da saúde
Disciplina: Bioquímica
Professora
Turma:
RELATÓRIO Nº 1
TITULAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE pKa
INTRODUÇÃO
A molécula de água (H2O) é composta por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, sendo assim, ela tende a sofrer uma ionização reversível onde produz um íon de hidrogênio (H+) e um de hidróxido (OH-). A água por sua vez é um solvente universal. O excesso de hidrogênio faz com que uma molécula compartilhe um próton com outra, processo de ionização da água, na qual é expressa quantitativamente pela constante de equilíbrio, em que é fixa sua característica para qualquer outra reação química em uma dada temperatura especifica.
figura 01: Estrutura molecular da água. (http://escola.britannica.com.br/assembly/134961/Uma-molecula-de-agua-contem-dois-atomos-de-hidrogenio-e)
A água pura apresenta uma condutividade elétrica definida, ainda que baixa, como consequência de sua habilidade em sofrer autodissociação. (RUSSELL,1994)
figura 02: Autodissociação da água (RUSSELL, 1994).
figura 03: Condição de equilíbrio (RUSSELL, 1994).
A água possui um elemento que determina a acidez das substâncias (H+) e um outro que determina sua basicidade (OH-) alguns ácidos não se dissociam totalmente em água, e são chamados de ácidos fracos. Já os que se dissociam totalmente são chamados de ácidos fortes. Para determinar a quantidade de íons (H+) e (OH-) da substancia, utiliza-se a escala pH e pOH respectivamente. A escala pH, criada pelos químicos, é designada pela atividade do íon hidrônio, que é expressa pelo seu logaritmo negativo (p) na base 10, de forma a facilitar os cálculos, pois, a molaridade dos íons H3O+ na água pode variar em muitas ordens de grandeza. Assim, a abundancia em uma unidade de pH significa que a molaridade do íon H3O+ mudou por um fator igual a 10. A escala usual de pH vai de 0 a 14. O ponto médio da escala, pH 7, representa o pH da água