RElatorio bioquimica
Emulsificantes são componentes anfipáticos que alteram as propriedades de alguns alimentos para que eles possam ser misturados, formando uma emulsão. Sistema de dois líquidos imiscíveis, de aspecto leitoso, fluido ou pastoso no qual um dos líquidos encontra-se finamente dividido sob a forma de gotículas no outro.
Materiais
Óleo de soja;
Goma xantana;
CMC;
Ovo;
Água;
Batedeira elétrica;
Becker de 600ml;
Balança analítica;
Método
Foi adicionado em um becker, 250ml de água e 3ml de óleo. Foi utilizada a batedeira elétrica em velocidade alta por 5 minutos. Deixado em repouso. Repetimos o processo acrescentando 2 gramas de goma xantana dissolvida em 10,l de água; 2 gramas de CMC dissolvido em 10ml de água; 2 gramas de gema de ovo ao óleo antes de adicionar a água. Deixamos as 4 amostras em repouso durante 30 minutos para verificar a estabilidade de cada substância.
Justificativa
As diferentes substancias apresentam estabilização diferentes uma das outras. Contudo é de suma importância avaliar essa lacuna existente na estabilização de cada elemento. Entretanto a avaliação pratica de cada componente consegue nos provar sua reação diversificada de outra quaisquer.
Resultados
Contudo, foi perceptível que cada um dos elementos utilizados para o melhor entendimento sobre estabilização, nos provou que contém sua particularidade diferente. Como é o caso do CMC que é totalmente estabilizado após ser batido, e conseguimos uma reação pastosa, onde não aparentava quaisquer vestígios de divisão de componentes. Que não é o caso da reação que contem a gema do ovo. Que aparece sem estabilização, e