Relatorio bioquimica
AULA PRÁTICA 1 - ESTUDO DA SOLUBILIDADE DE PROTEÍNAS
(SOLUBILIDADE DA OVOALBUMINA)
Disciplina: Bioquímica
Professora: Samara Hernandes
Data da experiência: 04/02/2014
Nome:
nº:
Turma: 2CB1
Data da entrega: 14/03/2014
Dois Vizinhos
2° Semestre/2013
1. Resumo
Sabe-se da importância que as proteína, e enzimas tem para a regulação e manutenção do metabolismos dos seres vivos. Logo se buscar mais informações sobre esse grupo veremos que esses possuem classificações quanto a sua forma estrutural, sua função e características físicas e químicas.
A ovoalbumina é uma enzima, sua estrutura é terciária, e tem a forma globosa, é abundante no ovo de galinhas, Gallus gallus domesticus Linnaeus,
1758. O presente trabalho possibilitou realizar a observação de precipitação da ovoalbumina, em diferentes experimentos, ondo o solvente diferiu em cada um deles.
Sendo assim observou-se a influência do calor, álcool, ácido, metais, os quais ocasionaram precipitação e desnaturação. E a ação de precipitação e ressolubilização por força iônica, aonde não ocorreu desnaturação e foi possível a ressolubilização da proteína.
2. Introdução
As proteínas são polímeros de aminoácidos, estes unem-se uns aos outros através de ligações que ocorrem entre um grupo amina de um aminoácido e o grupamento carboxila de outro aminoácido (Figura 1). Quanto a sua organização estrutural uma proteína possui estruturas tridimensionais, podendo apresentar quatro estruturas organizacionais, primária, secundária, terciária e quaternária (Figura 2).
A estrutura primária é compreendida pela sequência dos aminoácidos na cadeia polipeptídica, nessa não ocorre interação além das ligações peptídicas. A estrutura secundária quando a cadeia peptídica possui configuração de hélice-α, que é quando como ela se enrola-se formando uma estrutura helicoidal. Ou a folha pregueada β. A estrutura lembra uma folha dobrada em diversas vezes dando