RELATORIO BIOLOGIA
O microscópio óptico tem a função fundamental de fazer com que minúsculos objetos possam ser vistos através de suas lentes. Sem ele seria impossível ver a olho nu determinadas estruturas. De modo geral, eles são utilizados em laboratórios de várias naturezas, inclusive para observar estruturas diferenciadas. Existem duas partes que compõem a estrutura do microscópio óptico: a mecânica e a óptica. Observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico e uma pratica simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo.
OBJETIVO
Aprender como se manusear o microscópio óptico. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal.
MATERIAIS
Microscópio
Lamina
Metileno
Mucosas da boca
Pinça
Palito
Papel
METODOS Ligar sempre o microscópio na intensidade mínima para não queimar. Transportar o microscópio com a mão no braço e com a outra mão na base do mesmo. Componentes ópticos: Lente ocular, Lente objetiva, Condensador. Componentes mecânicos: Revolver, Mesa ou Platina, Diafragma (controle do condensador), Presilha, Parafuso de Charriot. Pinça serve para fixar. Em baixo da mesa estrutura redonda, chama-se condensador de luz. Parafuso Charriot – é do lado do microscópio, a parte de cima para frente e para traz, e de baixo para o lado e para o outro. Braço do Microscópio – Parafuso macro métrico, sobe e desce, e micro métrico, é um ajuste individual para frente e para traz. A parte de cima tem um parafuso, de baixo do canhão uma borracha redonda que se chama revolver, toda vez que fizer um clik já pode ser analisada.