Relatorio biologia
Passo a passo
Limpamos a lamina com gase
Colocamos uma folha da Elodea na lamina e adicionamos o Azul dimetileno
Focamos a lamina no microscópio
Quando focado no microscópio percebemos que há uma divisão e células
Utilizamos objetiva de 10 e 40
Percebemos que houve melhor visualização na objetiva de 10
Elodea
A Elodea que tem por nomes científicos Egeria densa, Egeria brasiliensis e o nome genérico dado a algumas plantas aquáticas submersas que são do grupo das angiospermas. E muito utilizada na ornamentação de aquários e lagos artificial, sendo muito comum encontra-las a venda em casas de pesca e aquarismo. Também confundia com algas devido a sua semelhança com algumas espécies de algas talosas, porem a elodea esta inserida no reino das plantas, enquanto que as maiorias das algas pertencem ao reino protista. Com isso pode-se dizer que a Elodea possui um conjunto de características diferentes da maioria das algas, ao ponto de coloca-la em um reino diferente daquele em que grande parte das algas esta inserida.
Por ser um vegetal terrestre adaptado ao ambiente aquático, a Elodea e considerada uma macrofita aquática que são muito importantes o equilíbrio desses ambientes, por que alem de produzirem oxigênio- que e liberado na água, servem de alimento para muitas espécies de peixes, aves e mamíferos. Também funcionam como abrigo para pequenos vermes, como a planaria e microrganismos planctônicos- micro-crustaceos e alguns tipos de moluscos.
A Elodea e uma angiosperma, pois apresenta flores no seu período reprodutivo que, depois de fecundadas, se tornam frutos. Sua principal forma de reprodução e por fragmentação do caule. Neste tipo de reprodução cada fragmento que sai do caule desenvolve-se originando uma nova planta, que e um clone, pois tem material genético idêntico aquela de origem. Sua reprodução e muito rápida e fácil de acontecer, mas isso pode se tornar um problema em lagos