Relatorio Aula Pratica
Disciplina: Materiais de Construção Mecânica II Curso: Engenharia Mecânica
Aluno (a): RG Aluno:
Grupo:
Data: Professor: Gil Eduardo Guimarães
Título:
1. Introdução e OBJETIVOS:
Todos os ensaios realizados nos materiais são de grande importância para determinar suas características mecânicas e aplicações. Através deles, podemos determinar, por exemplo, o seu limite de escoamento, resistência à tração, dureza e alongamento. Dentre os vários ensaios existentes, destaca-se o ensaio metalográfico.
Este ensaio é realizado em laboratório e visa, através de microscópio, verificar a sua microestrutura. Para que seja obtido um resultado satisfatório com um mínimo de erros, a preparação dos corpos de prova que serão testados é o principal cuidado a ser tomado.
A realização do ensaio metalográfico exige uma preparação especial dos corpos de prova. Assim, se o mesmo não for devidamente preparado, a análise da microestrutura de um material pode ser comprometida se a imagem obtida pelo equipamento não for totalmente nítida. A seleção dessas amostras deve ser bem criteriosa, levando em conta como e de onde deverá ser extraída para exame de acordo com os dados que se deseja obter.
Através desta analise visual do microscópio deste corpo de prova, e possível determinar a sua microestrutura, tendo assim a certeza de que o material que vai ser posteriormente utilizado tenha as características desejadas.
2. REVISÃO TEÓRICA
Aço 1008
Aços de baixo teor de carbono sem adição de liga, tendo usualmente estrutura ferrítica e perlitica. Apresenta boa usinabilidade, são fáceis de conformar e soldar, é de baixa dureza e alta ductilidade. É também chamado Extra-doce. Este tipo de aço não adquire têmpera.
Sua aplicação e destinada à fabricação de parafusos. E também destinados à usinagem.
Possuí cerca de 0,10% de carbono, 0,3% a 0,5% de