Relatorio Aula Pratica Fermenta O
LARISSA FERNANDES DE NEGREIROS
MATRICULA: 2014200372
RELATÓRIO DE AULA PRATICA
FERMENTAÇÃO
RIO DE JANEIRO
2015
Introdução:
A fermentação é um processo realizado por fungos e bactérias, no qual ocorre a liberação da energia armazenada nas ligações químicas dos compostos orgânicos. Na fermentação há síntese de duas moléculas de ATP, o que difere da respiração aeróbica em que ocorre a síntese de 36 a 38 moléculas. A fermentação é muito utilizada na produção de produtos industrializados como iogurtes, queijos e coalhada na fermentação lactea e pães, bolos e pizzas na fermentação alcoólica. Um fungo muito utilizado nesses processos é o saccharomyces cerevisiae. Este é um microorganismo eucarionte, unicelular, que pertence ao reino dos fungos e ao realizar fermentação libera gás carbônico, aumentando o volume da massa. Nessa experiência foi observado o processo de fermentação em três amostras: uma pura, uma com 5g de sacarose e a terceira com 10g de sacarose.
Materiais utilizados:
- erlen meyer
- pera
- bastão de vidro
- pipeta volumétrica
- fermento biológico (saccaromyces Cerevisiae)
- bolas de latex
- água
- sacarose
Metódos:
Iniciar a pratica colocando 100 ml de água e 5g de fermento em cada um dos três recipientes (Erlen meyer). No primeiro recipiente colocar 5 g de sacarose ( balãoverde), no segundo 10 g de sacarose (balão branco) e no terceiro nada (balão rosa). Colocar na uma bola de látex em cada frasco tampando a entrada e saída de qualquer substância. Aguardar por alguns minutos.
Conclusão:
Após alguns minutos de observação a substância começa a fermentar e aumentar de volume. Devido a liberação de gás carbônico as bolas de latex começam a encher. Na pratica a bola do frasco que continha 5g de saccarose ficou bem cheia, a que continha 10 g ficou menos cheia e a que não continha saccarose demorou bastante para notar alguma diferença. O certo seria que o frasco que continha mais sacarose tivesse mais volume e liberasse