relatorio aula pratica 03
CURSO DE ENFERMAGEM
Disciplina: Histologia e Embriologia
Professor: Kleber de Magalhães Galvão
Estudantes:
Alan Rezk-9857491987
Maria Rita -5695181059
Maria de Neves-9855492764
Joana de Jesus -9857494117
Aula Prática: 3º
Prática realizada no dia 13/05/2015
Turma: A
CARACTERÍSTICAS HISTOLOGICAS DO TECIDO CONJUNTIVO
São Paulo,
2015
INTRODUÇÃO
Os Tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do Corpo, fazendo ligações entre diferentes células, Órgãos, mantendo- os unidos dando suporte ao mecânico. E estruturalmente o tecido conjuntivo possuiu três componentes: células, fibras e substancias fundamentais. A variação na qualidade e quantidade destes componentes define os diferentes tipos de tecido conjuntivo. Enquanto os demais tecidos (epitelial, muscular e nervoso) têm como constituintes principais as células, no tecido conjuntivo predomina a matriz extracelular, formada pela substância fundamental e pelas fibras. (Luiz C. Junqueira, José Carneiro PLT 247, Histologia Básica)
É grande importância,pois A matriz extracelular é uma combinação variada de diversas proteínas fibrosas com a substância fundamental. As fibras podem ser colágenas, reticulares ou elásticas, dependendo da composição das proteínas, que por sua vez definirá suas propriedades e funções.
Objetivo
A aula teve com objetivo a visualização, reconhecimento e diferenciação dos tipos de tecidos conjuntivo. Analisar as características histológicas dos tecidos cartilaginoso, adiposo e sanguíneo.
Teoricamente também foi apresentado o modo de preparação de laminas de tecidos para a visualização em microscópio óptico.
Materiais e Métodos
Lamina com tecido conjuntivo de sangue
Lamina com tecido conjuntivo de cartilaginoso
Lamina com tecido conjuntivo de adiposo
Microscópio óptico
As laminas já se encontravam prontas para análise
O método adotado foi o desenvolvimento de desenhos dos materiais