Relatorio Aula De Quimica 02
CURSO DE ENGENHARIA
CORONEL FABRICIANO – MG
FEVEREIRO DE 2015
1. INTRODUÇÃO A medida correta de volume é fundamental para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para a medida de volumes, há dois tipos de instrumentos: graduados e volumétricos (aferidos). Os volumétricos medem um único volume e são em geral mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes, e um deles, a bureta é de alta precisão. De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se buretas, pipetas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. A prática da análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão. Para efetuar tais medidas são empregados vários tipos de aparelhos, que podem ser classificados em duas categorias: • Aparelhos calibrados para dar escoamento a determinados volumes: neste caso estão incluídos as pipetas graduadas e as buretas. • Aparelhos calibrados para conter um volume líquido: aqui estão incluídos as pipetas e os balões volumétricos. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20°C. Logo, qualquer leitura realizada fora dessa temperatura acarreta erro (utilizam-se tabelas para fazer as correções). Os líquidos são medidos em aparelhos denominados volumétricos com aferição de determinada capacidade de volume. São utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão.
2. OBJETIVOS Os experimentos realizados têm como objetivo mostrar quais os materiais usados para medida de volumes são mais precisos.
3. MATERIAIS E MÉTODOS Para dar início a prática,foi colocado água destilada em uma bureta de 50 ml de capacidade enchendo-a até a marca do zero. Em seguida, foi colocado em um tubo de ensaio (anotando-se a quantidade retirada da