relatorio assistencia estudantil
Introdução Foi realizado um Ciclo de Conferências com tema “As Políticas Sociais e o trabalho dos/as Assistentes Sociais: desafios do tempo presente” com a finalidade de elaborar esse relatório para compôr as notas da terceira unidade das disciplinas de Gestão e Avaliação de Políticas Públicas e Fundamentos Históricos, Teórico-metodológicos do Serviço Social IV que abrangeu quatro áreas, assistência social, assistência estudantil, bolsa família e a política de saúde. As Conferências tem o intuito de discutir as Políticas Sociais em que o Assistente Social se insere e também trazer o pouco do seu cotidiano, principais programas, demandas e o seu fazer profissional.
O presente relatório tem como objetivo analisar e relatar um pouco o processo de trabalho do Assistente Social na política de assistência estudantil que foi abordado no segundo dia de Conferência com tema: “O Serviço Social na Educação: o cotidiano profissional do/a Assistente Social na Assistência Estudantil”. Foi convidada a Assistente Social Raquel Militão e a estagiária do oitavo período Monique para serem as conferencistas e poderem esclarecer melhor essa política de extrema importância para nós universitários. Elas trabalham na Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN no setor de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência_ CAPAP que é o espaço responsável pela operacionalização dos programas de assistência estudantil que são oferecidos pela UFRN.
Como pode-se perceber a Assistência Estudantil também é um espaço no qual o assistente social está inserido e é esse profissional que vai operacionalizar e garantir o acesso dos alunos nos programas da universidade, pois são esses profissionais que analisam a realidade de forma totalizante, veem a essência e não a aparência.
Desenvolvimento
A princípio Raquel foi nos explicar como se dava a política de assistência estudantil na UFRN, ela nos disse que essa política se dava de forma muito pontual,