Relatorio Alian As Estrategicas
Com os mercados cada vez mais globalizados as empresas estão cada vez a mais a apostar numa crescente estratégia empresarial de forma a que possam vingar no mercado tão competitivo como os que temos hoje, que são as alianças estratégicas.
Uma aliança estratégica é uma relação entre duas ou mais entidades, de forma a que em conjunto possam atingir um objectivo comum. Esses objectivos, normalmente, passam por alcançar objectivos estratégicos, partilhar benefícios, riscos e o controlo da gestão das actividades e colaborar entre parceiros numa base continua e a médio/longo prazos. Estas alianças podem ter uma duração definida ou pode ser continua.
As razões que fazem com as empresas construam estas alianças são várias tais como: - Crescimento da organização, por exemplo para a empresa entrar no mercado internacional; - Aumento da eficiência, através do aumento da produtividade que surge através da compartilha de conhecimentos e experiências que advém das novas alianças. - Redução do risco financeiro através da partilha de todos os custos associados à nova estratégia delineada. - Aumento das vantagens competitivas ou ganhar posição competitiva em relação aos seus concorrentes directos através das vantagens que a parceria pode trazer.
Antes das empresas se decidirem a formar uma aliança estratégica com um parceiro é necessário que estas saibam quais os vários tipos de alianças que existem e assim poderem escolher qual o que mais se adequa para a estratégia que pretendem seguir. Então, as alianças podem ser definidas do seguinte modo:
- Joint Venture é a associação entre duas ou mais organizações visando desenvolver uma actividade e criando uma nova entidade independente em que cada organização tem direito a uma quota parte da nova entidade, partilhando os riscos e benefícios e mantendo a independia e a autonomia de cada parceiro.
- Consórcio trata-se de uma integração vertical entre os parceiros, não existe formação de uma nova personalidade