Relatorio ADM
Engenharia Ambiental
Administração Aplicada à Engenharia
A Teoria das Relações Humanas
Sorocaba/SP
2015
A Teoria das Relações Humanas criada por Elton Mayo foi nada mais que uma consequência natural do experimento de Hawthorne, a qual estava sendo desenvolvida na época pelo mesmo.
O experimento consistia em verificar a correlação entre a iluminação da fábrica (Western Eletric Company), a supervisão, as relações e a participação do trabalhador com o resultado da produção, ao final dessas experiências, foram verificados diversos fatores que contribuíam para o desempenho dos colaboradores, porém não era por razões de conforto físico, mas sim por características psicológicas.
Com as conclusões retiradas das experiências, Mayo verificou que a produção é um resultado de integração social, não sendo efeito da capacidade física do funcionário mas sim pelas expectativas, vontades e a integração do mesmo no grupo em que trabalha, pois o trabalhador busca o reconhecimento. Dessa forma se estabeleceu o conceito que existem grupos sociais dentro da organização das empresas e cada um desses grupos possui suas próprias relações.
Na Teoria das Relações Humanas observa-se também que a especialização não é a forma mais eficiente para a divisão do trabalho, pois deixar o trabalhador na mesma rotina baixava o moral e criava monotonia consequentemente gerando baixa produção. Postulando assim outra característica da teoria, que é a autônima dos empregados.
Houve uma mudança no conceito do "porquê" do ser humano trabalhar, não era mais pelo dinheiro como postulado na Teoria Clássica, mas agora o Homem trabalhava por reconhecimento social no grupo em que faz parte e na empresa.
Verificou-se também a necessidade de se obter um grupo de administradores que soubessem lidar com pessoas, compreende-las e se comunicar com os funcionários de maneira mais humana e democrática. Deixando de lado os conceitos mecânicos das teorias predecessoras