relatorio 9
QUIMICA GERAL
EXPERIMENTO 9- PREPARO DE SOLUÇÕES
Aluno: Gabriel Felipe Maquiné Simão
Turma: PU7D
Profa: Glaura
INTRODUÇÃO A solução pode ser definida como uma mistura entre duas ou mais substâncias que se homogeneízam . Nesta mistura temos o soluto, que é o material que se apresenta em menor quantidade, e o solvente que estará em maior quantidade. A água é tratada muitas vezes como solvente universal, assim qualquer substância que forme um sistema homogêneo com a água dará origem a uma solução aquosa. Analisando o pH das soluções, podemos dividi-las em soluções ácidas(pH>7) , básicas (pH<7) e neutras(pH=7). Para determinação dos potenciais hidrogênicos das misturas temos alguns indicadores, os mais utilizados são os papéis de tornassol (vermelho e azul) e solução alcoólica de fenolftaleína que apresentam diferentes cores nos dados meios,existe também o papel indicador universal e um indicador caseiro que seria o suco de repolho roxo.
OBJETIVO Adquirir conhecimento em preparo de soluções e a determinação qualitativa do pH a partir de indicadores.
MATERIAIS 1 balança; 1 bureta de 25 mL; 2 béqueres de 100 mL; 1 bastão de vidro; 1 garrafa lavadeira; 1 balão volumétrico de 100 mL; 1 balão volumétrico de 250 mL; 1 vidro de relógio; 1 espátula; 2 fitas de papel indicador de pH (0-14); papel de tornassol vermelho e azul; 2 tubos de ensaio; 2 frascos para estoque de soluções.
REAGENTES 1g de NaOH(s); 0,8 mL de HCl concentrado (d = 1,18 g mL-1; 36% em massa ou 12 mol L-1; 1 mL de solução alcoólica de fenolftaleína 1% m/v.
PROCEDIMENTOS
Preparação de 250 mL de Solução 0,10 mol L-1 de NaOH
Calculou-se a massa de NaOH necessária para