Relatorio 4 Sistemas Operacionais
Tipos de arquivos:
Sistemas operacionais suportam vários tipos de arquivos. Veremos um pouco sobre windows e unix. O Unix tem arquivos especiais de caracteres e de blocos. Os arquivos regulares são aqueles que contêm informação do usuário. Os diretórios são arquivos do sistema que mantêm a estrutura do sistema de arquivos. Tanto o unix como windows apresentam estes dois tipos de arquivos.
Arquivos regulares são, em geral, ou arquivos ASCII ou arquivos binários. Os arquivos
ASCII são constituídos de linhas de texto. Sua grande vantagem é que podem ser mostrados e impressos como são e ser editados com qualquer editor de linhas de textos.
Outro tipo de arquivo é o binário, isto é, aquele que não é arquivo ASCII. Na figura abaixo vemos um arquivo binário executável simples de uma versão do Unix. O arquivo possui cinco partes: cabeçalho, texto, dados, bits de relocação e tabela de símbolos. O cabeçalho começa com o chamado número mágico, que identifica o arquivo como executável (para impedir a execução acidental de um arquivo que não seja desse formato). Então vem o tamanho das várias partes do arquivo, o endereço no qual a execução deve iniciar e alguns bits de sinalização. Após o cabeçalho estão o texto e os dados do programa propriamente ditos, que são carregados na memória e relocados usando os bits de relocação. A tabela de símbolos é usada para depuração.
Um segundo exemplo de arquivo binário é o repositório, também do Unix. Ele consiste em uma coleção de procedimentos de biblioteca (módulos) compilados, mas não ligados. Cada um deles é prefaciado por um cabeçalho indicando seu nome, data de criação, proprietário, código de proteção e tamanho. Assim nos arquivos executáveis, os cabeçalhos dos módulos são totalmente preenchidos com números binários.
Sistema de arquivos
É basicamente uma estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e guardados em mídias. Através do sistema de arquivos, é que se determina