RELATORIO 4 QUIMICA
A corrosão é a palavra geralmente usada para designarmos a deterioração de metais através de um processo eletroquímico. Encontramos à nossa volta muitos exemplos de corrosão – ferrugem, escurecimento de prata, película verde formada sobreo cobre e o bronze.
Os principais fatores que provocam a corrosão são o meio ambiente. Desta forma, a preocupação de profissionais de engenharia, por exemplo, em proteger seus materiais e/ou tomar os devidos cuidados para que não haja corrosão indesejada em sua obra.
A corrosão do ferro, por exemplo, devido a exposição ao ar e água, pode ser evitado pelo conhecimento das reações de redox. Um método conhecido como Galvanização, isto é, processo através do qual o zinco é ligado metalurgicamente ao metal, proporcionando a este um revestimento anticorrosão. O fato de o zinco estar abaixo do ferro na série eletroquímica, faz com que este funcione como um metal de sacrifício, por oxidar no lugar do ferro. Logo, a corrosão não se torna mais uma ameaça ao ferro.
A maioria dos metais são considerados termodinamicamente instáveis por possuir uma tendência natural de sofrer corrosão e isso se deve a constante interação com o meio e a busca de estabilidade do metal. Por isso, tem-se uma simples definição que diz que Corrosão é considerada como sendo a tendência espontânea do metal de se reverter ao seu estado original, de mais baixa energia livre.
Realmente, a corrosão está muito presente em nossa sociedade e representa grandes perdas econômicas, pois todo tipo de corrosão está relacionada a diminuição do tempo de vida de um material.
Existe três formas do meio agir sobre o material, degradando; por isso, a corrosão é classificada em: eletroquímica, química e eletrolítica.
Veja como ocorre cada uma delas:
Corrosão eletroquímica:
Esse é tipo de corrosão mais comum, pois é a que ocorre com os metais, geralmente com a presença de agua. Ela pode se dar de duas formas principais:
Quando o metal está em contato com o eletrólito