Relatorio 4 lili
CURSO DE ENGENHARIA Química do Petróleo I
Turma nº 3002
Experiência nº 4 – Av2
Propriedades físicas e químicas dos alcanos e alcenos
Alunos: Diego Galdi Elisandra lima Laryssa Cruz Rodrigo Negrão Thais Emília
Professor(a): Luciana Barreiros
Rio de janeiro, /05/2015
• Objetivos:
- Mostrar as principais propriedades físicas e químicos de alcanos e alcenos e as diferenças de reatividade de ambos.
• Introdução:
Os hidrocarbonetos, denominação que se estabelece para compostos que apresentam em sua estrutura apenas átomos de carbono e hidrogênio, “são todos os compostos químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio. A partir dele é possível produzir uma grande variedade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como: Velas (parafina) Plásticos Borracha- Combustíveis (gasolina, diesel, etc) e muitos outros. As fontes de hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc. Os hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis”1. Esses compostos podem apresentar-se em cadeias carbônicas abertas (alifáticas ou acíclicas) e fechadas (cíclicas). Quando acíclicas, podemos ter os alcanos, alcenos e alcinos.
Os Alcenos são compostos que apresentam ao menos uma dupla ligação entre os átomos de carbono da molécula.
Com relação ao estado físico dos alcenos normais (sem ramificações), pode-se dizer que os de2 a4 átomos de carbono são gases, os de5 a17 são líquidos e os de 18 em diante são todos sólidos, conforme abaixo:
C2 a C4: gases
C5 a C17: líquidos
C18 a Cn: sólidos
Com relação ao PF, PE e densidade, pode-se dizer que os alcenos seguem as regras já apontadas para os alcanos, ou seja, suas temperaturas de fusão e de ebulição aumentam na medida do aumento de