Relatorio 2 De Fisica 4 2015
Gabriel Monteiro da Silva, 714 - Centro
Alfenas - MG, 37130-000, Tel: (35) 3299-1000
Relatório de Física IV
Discentes: Andrilene Alves Camila Azevedo Claudemir Donizete Taniê Mariáh
Docente: Prof.Dr. Anibal Thiago Bezerra Formação de imagens em espelhos côncavos.
1. Introdução.
No nosso cotidiano podemos encontrar alguns espelhos em lugares estratégicos como, por exemplo, no fundo dos ônibus coletivos e em supermercados, neste caso, ambos tendo a finalidade de observar as pessoas. Esses espelhos possuem o formato diferente dos espelhos de nossa casa, são espelhos esféricos. Tais espelhos são definidos como uma calota esférica lisa, bem polida e contendo uma superfície refletora. Se esta ultima for interna denominamos o espelho como côncavo, for externa dizemos que é convexo. A figura 1 ilustra esse fato. Figura 1: (fonte: figura 1 do link http://www.mundoeducacao.com/fisica/espelhos-esfericos.htm) Existem aplicações nas quais há necessidade de que a imagem do objeto varie. Os espelhos esféricos (côncavos e convexos) podem realizar esta função. Esse relatório pretende analisar a formação de imagens em espelhos côncavos atingindo os objetivos pré-estabelecidos.
2. Objetivos
Identificação dos pontos e dos raios principais de reflexão em espelhos côncavos.
Verificação das propriedades geométricas da formação de imagens a partir da determinação da localização e do tamanho das imagens formadas.
3. Base Teórica
3.1 Elementos geométricos dos espelhos esféricos
Analisando uma calota esférica espelhada ilustrada na figura 2, serão definidos os principais elementos geométricos dos espelhos esféricos.
Figura 2: (fonte: figura 2 do link http://www.alunosonline.com.br/fisica/condicoes-gauss-para-espelhos-esfericos.html)
C: É definido como centro de curvatura,