Relatorio 1 Producao De Lingui As
A carne é um alimento imprescindível para uma dieta equilibrada, nutritiva e saudável.
No Brasil, existe um consumo anual de 35,68 kg/hab (ABEF, 2008) de carne de frango. A produção mundial de carne de frango, segundo o United States Department of Agriculture (USDA), registrou em 2007 um aumento de 6,2 %, passando de 64 milhões de toneladas para 68 milhões de toneladas. A produção do Brasil em 2007 foi de 10,2 milhões de toneladas, resultado que manteve o país no terceiro lugar entre os maiores produtores mundiais (ABEF, 2008). A procura por carnes brancas está em primeiro lugar, provavelmente, por ser mais saudável menos gordurosa e com um preço favorável aos consumidores.
A lingüiça é um produto cárneo de fácil processamento, que utiliza poucos e baratos equipamentos, por isso é um dos primeiros produtos a serem industrializados pelas salsicharias e por este fato é o mais fabricado e comercializado em nosso país.
O consumidor atual está cada vez mais exigente. Segurança alimentar, composição química dos alimentos e possibilidades de contaminação são assuntos importantes dentro deste novo contexto. Além disso, o novo consumidor é mais ocupado, portanto alimenta-se cada vez mais fora de casa e quer produtos práticos e convenientes para preparar as refeições em casa (SHORR e TENFEN, 2005).
Tendo em vista a importância do consumo interno e na exportação, vêm se buscando desenvolver produtos cárneos diferenciados e de qualidade. Assim, a indústria se vê diante de desafios tais como, produzirem alimentos com segurança alimentar, aumento na demanda por produtos de valor agregado e necessidade de desenvolvimento de novos produtos que sejam mais convenientes sob os aspectos sensoriais e nutricionais, práticos e diferenciados.
Os cortes especiais e os industrializados (embutidos e pratos prontos) são os produtos mais bem quistos pelos consumidores, devido sua praticidade no momento de prepará-los.
A lingüiça de carne de frango com cubos de queijo