Relatorio 1 Linha de forca
Linhas de força entre eletrodos
Discente: Augusto Batagin
Docentes: Daniel Egydio, Gustavo Braga, Matheus Rossini, Rodrigo Macedo
Introdução
Chama-se campo elétrico de uma carga elétrica à região que envolve uma carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.
Em Física, chama-se campo de força a qualquer região tal que, se dentro dela for colocado um corpo, ele fica sujeito a forças.
Chama-se linha de força de um campo elétrico a uma linha que em cada ponto é tangente ao vetor campo desse ponto.
Assim, se nos pontos A, B, C, D,... o vetor campo é respectivamente E1, E2, E3, E4, … a linha de força que passa por todos esses pontos é a linha ABCD... tangente a E1, E2, E3, E4,... (Fig. 1)
Figura 1
Dessa definição podemos tirar duas conclusões: 1a conclusão – Se conhecemos uma linha de força ABCD..., saberemos qual a direção do campo E em qualquer um de seus pontos; é a direção da tangente à linha nesse ponto.
2a conclusão – Suponhamos uma carga q colocada em um ponto A de uma linha de força (Fig. 2). O campo E é tangente à linha de força no ponto A. A força F que atua em q, que vale F = q . E , tem a mesma direção que E ; logo, F também é tangente à linha de força no ponto A. Portanto, em cada ponto, a tangente à linha de força dá a direção de força que atua numa carga elétrica posta nesse ponto.
Figura 2
A importância das linhas de força está exatamente nas duas conclusões citadas acima. É que, conhecendo as linhas de força, conhecemos as direções do vetor E e das forças que atuam nas cargas colocadas no campo. É por isso que costumamos representar geometricamente um campo elétrico por meio das suas linhas de força. É o caso da figura 3 em que o campo é formado por duas cargas elétricas, sendo uma positiva e uma negativa:
Figura 3
e o da próxima figura(Fig. 4), em que o campo é formado por duas cargas positivas.
Figura 4
Uma propriedade importante – Duas linhas de força de um mesmo