Relatorio 01 1
Determinação da Densidade de Líquidos e Misturas
Disciplina: Química Geral
Curso:
Professora:
Data da pratica:
Data entrega do relatório:
Sete Lagoas, Março/2015
Introdução
A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. A densidade estabelece a relação entre a massa e o volume de uma substancia. Se duas das três grandezas – massa, volume e densidade- forem conhecidas para uma amostra de matéria, a terceira pode ser calculada. Por exemplo, a massa de um objeto é o produto de sua densidade por seu volume:
Massa (g) = Volume x Densidade (cm3) x massa (g) volume (cm3)
Objetivo
A prática realizada tem como objetivo mensurar a densidade de líquidos e determinar a densidade do álcool etílico e água a temperatura ambiente; estimar a densidade de uma mistura de água e álcool etílico.
Materiais
Proveta ou cilindro graduado: com diversas capacidades, com ou sem rolha esmerilhada ou de polietileno. Usada para medir volumes com precisão de até 0,5%.
Possui pouca precisão.
Béquer ou copo Griffin: geralmente em vidro pyrex, diversas capacidades. São destinados a conter e não medir volumes. De uso geral, muito usado para preparo de soluções para dissolução.
Pipeta graduada: é um utensílio semelhante a um conta-gotas, geralmente formado por um tubo de vidro de ponta afilada. Serve para efetuar a transferência de pequenas porções de líquidos.
Bureta: é muito usada para fazer titulações e medir volumes de líquidos com precisão.
Balança: especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas